Em 2010, o sociólogo Phil Zuckerman publicou o livro “A
Sociedade sem Deus: O que as nações menos religiosas podem nos dizer sobre o
Contentamento”. Zuckerman alinhou provas de que as sociedades menos religiosas
tendem também a ser as mais pacíficas, prósperas e justas, com políticas
públicas que ajudam as pessoas a florescer, enquanto diminuem o desespero e a
gula econômica.
Podemos discutir se a prosperidade e a paz levam as pessoas
a ser menos religiosas ou vice-versa. Na verdade, as evidências apóiam a visão
de que a religião prospera com a ansiedade existencial. Mas, mesmo se este for
o caso, há boas razões para suspeitar que a ligação entre religião e sociedades
com problemas vai nos dois sentidos. Aqui estão seis indicativos de que
religiões fazem com que seja mais difícil alcançar a prosperidade pacífica.
1. A religião promove o tribalismo. Infiel, selvagem,
herege. A religião divide entre conhecedores e estranhos. Ao invés de boas
intenções, os adeptos muitas vezes são ensinados a tratar estranhos com
desconfiança. “Não vos ponhais em jugo desigual com incrédulos”, diz a Bíblia
cristã. “Eles querem que você não creia como eles não creem, e então vocês
serão iguais; portanto, não sejais amigos deles “, diz o Alcorão (Sura 4:91).
Na melhor das hipóteses, ensinamentos como esses
desencorajam ou mesmo proíbem os tipos de amizade e casamentos mistos que
ajudam clãs e tribos a passarem a fazer parte de um todo maior. Na pior das
hipóteses, os forasteiros são vistos como inimigos de Deus e da bondade, potenciais
agentes de Satanás, sem moralidade e não confiáveis. Os crentes podem se
amontoar, antecipando o martírio. Quando tensões latentes entram em erupção,
sociedades se dividem com falhas sectárias.
2. A religião ancora crentes à Idade do Ferro. Concubinas,
encantamentos mágicos, povo escolhido, apedrejamentos… A Idade do Ferro foi uma
época de superstição galopante, ignorância, desigualdade, racismo, misoginia e
violência. A escravidão tinha sanção de Deus. Mulheres e crianças foram
literalmente posses dos homens. Pessoas desesperadas sacrificavam animais,
produtos agrícolas, e os soldados inimigos organizavam holocaustos com o
objetivo de apaziguar os deuses.
Os textos sagrados, incluindo a Bíblia, a Torá e o Alcorão,
preservaram e protegeram os fragmentos da cultura da Idade do Ferro, colocando
o nome de Deus para endossar alguns dos piores impulsos humanos. Qualquer
crente que queira desculpar o seu próprio temperamento, senso de superioridade,
belicismo, intolerância ou destruição planetária pode encontrar validação nos
escritos que afirmam ser de autoria de Deus.
Hoje, a consciência moral da humanidade está evoluindo,
fundamentada em uma compreensão cada vez mais profunda e mais ampla da Regra de
Ouro. Mas muitos crentes conservadores não podem avançar. Eles estão ancorados
à Idade do Ferro. Isto os coloca contra as mudanças em uma batalha interminável
que consome energia e atrasa a resolução criativa de problemas.
3. A religião faz da fé uma virtude. Confie e obedeça pois
não há maneira de ser feliz sem Jesus. O Senhor opera de formas misteriosas,
dizem os pastores a pessoas abaladas por um câncer no cérebro ou um tsunami. A
fé é uma virtude.
Como a ciência ganhar o território que já foi da religião,
crenças religiosas tradicionais exigem cada vez maiores defesas mentais contra
informações ameaçadoras. Para ficar forte, a religião treina os crentes para a
prática do auto-engano, afastando evidências contraditórias. Esta abordagem se
infiltra em outras partes da vida. O governo, em particular, torna-se uma luta
entre ideologias, em vez de uma busca para descobrir entre soluções práticas,
baseadas em evidências que promovam o bem-estar.
4. A religião desvia impulsos generosos e boas intenções.
Sentiu-se triste sobre o Haiti? Doe para nossa mega-igreja. Grades campanhas em
tempos de crise, felizmente, não são a norma, mas a religião redireciona a
generosidade a fim de perpetuar a própria religião. Pessoas generosas são
incentivadas a dar dinheiro para promover a própria igreja, em vez de o
bem-estar geral. A cada ano, milhares de missionários atiram-se ao duro
trabalho de salvar almas em vez de salvar vidas ou salvar o nosso sistema de
suporte de vida planetária. O seu trabalho, livre de impostos, engole capital
financeiro e humano.
Os judeus ortodoxos gastam dinheiro em perucas para
mulheres. Os pais evangélicos, forçado a escolher entre a justiça e o amor,
chutam adolescentes gays para a rua.
5. A religião promove a inação. O que há de ser, será.
Confia em Deus. Todos já ouvimos essas frases, mas às vezes não reconhecemos a
profunda relação entre religiosidade e resignação. Nas maioria das seitas
conservadores do judaísmo, cristianismo e islamismo, as mulheres são vistas
como mais virtuosas se deixarem Deus gerir o seu planejamento familiar. As
secas, a pobreza e o câncer são atribuídos à vontade de Deus, em vez de às
decisões erradas; fieis esperam que Deus resolva os problemas que eles poderiam
resolver por si próprios.
Essa atitude prejudica a sociedade em geral, bem como os
indivíduos. Quando as maiores religiões de hoje surgiram, as pessoas comuns
tinham pouco poder de mudar as estruturas sociais, quer através da inovação
tecnológica ou da defesa. Viver bem e fazer o bem, em grande parte, eram
assuntos pessoais. Quando essa mentalidade persiste, a religião inspira piedade
pessoal sem responsabilidade social. Os problemas estruturais podem ser
ignorados, enquanto o crente é gentil com amigos e familiares e generoso para com
a comunidade tribal de crentes.
6. As religiões buscam o poder. As religiões são
instituições criadas pelo homem, assim como empresas com fins lucrativos. E,
como qualquer empresa, para sobreviver e crescer uma religião precisa encontrar
uma maneira de construir poder e riqueza e competir por participação de
mercado. Hinduísmo, Budismo, Cristianismo, qualquer grande instituição
religiosa duradoura é tão especialista nisso como a Coca-cola ou a Chevron. E
estão dispostos a exercer seu poder e riqueza no serviço de auto-perpetuação,
ainda que prejudiquem a sociedade em geral.
Na verdade, prejudicar a sociedade pode realmente ser parte
da estratégia de sobrevivência da religião. Nas palavras do sociólogo Phil
Zuckerman e do pesquisador Gregory Paul, “nem uma única democracia avançada que
goza de condições sócio-econômicas benignas mantém um alto nível de
religiosidade popular.” Quando as pessoas se sentem prósperas e seguras, a
dependência da religião diminui.
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