Apenas 21% disseram que o governo atual é pior do que o anterior. Outros 26% acham que não houve melhora nem piora.
Foto: Agência Brasil
No Jornal GGN
Apesar de liderar a maior recessão econômica em 40 anos, uma crise sanitária que deixou quase 140 mil mortos por Covid-19, entre inúmeros retrocessos, Jair Bolsonaro faz um governo melhor do que seu antecessor, Michel Temer, para 49% dos brasileiros. É o que aponta a pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quinta (24).
Temer encerrou seu mandato, em dezembro de 2018, como o presidente mais impopular desde o fim da ditadura, com 62% da população avaliando seu governo como ruim ou péssimo, segundo o Datafolha.
Na CNI-Ibope de setembro, além dos 49% que preferem Bolsonaro a Temer, outros 26% disseram que consideram os dois governo iguais, e apenas 21% acham que Bolsonaro é pior do que Temer.
Questionados também sobre a percepção do noticiário em relação a Bolsonaro, a maior parte dos entrevistados, 43%, disse que as matérias são mais desfavoráveis ao governo. Outros 20% acharam que são favoráveis e, para 25%, não são nem favoráveis nem desfavoráveis a Bolsonaro.
A CNI-Ibope de setembro mostrou ainda que a popularidade de Jair Bolsonaro interrompeu a trajetória de queda e subiu acima de sua melhor avaliação de governo, aferida pela primeira pesquisa CNI-Ibope, de abril de 2019. Naquele mês, 35% achavam a gestão ótima ou boa. Esse número caiu progressivamente até chegar ao menor patamar da série, em dezembro de 2019, com 29%. Agora, Bolsonaro tem o governo bem avaliado por 40% da população. Na nova pesquisa, 29% disseram que o governo é regular e outros 29% consideraram ruim ou péssimo.
A CNI-Ibope ouviu 2.000 pessoas entre 17 a 20 de setembro em 127 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança, de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário