Agência Palmeiras
Fernando Galuppo
23/03/2012 16h27
O humorista Chico Anysio faleceu, aos 80 anos, na sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, confirmou o hospital Samaritano, onde o ator, escritor e diretor estava internado desde dezembro por problemas respiratórios. Com mais de 200 personagens, era um dos nomes mais conhecidos da televisão brasileira.
A saúde de Chico Anysio começou a mostrar sinais de fragilidade em agosto de 2010, quando teve que retirar parte do intestino após apresentar hemorragia digestiva. Desde então, teve vários outros problemas. No ano passado, ficou internado por quase quatro meses por causa de complicações cardiorrespiratórias.
Em entrevista a Programa Jô Soares, da TV Globo, em 2008, Chico falou sobre seu amor pelo futebol e revelou a sua paixão pelo Palmeiras. “Eu sou Palmeiras, eu sou Palestra Itália”, disse Chico, na ocasião, respondendo à provocação de Jô sobre os vários times que o cearense já adotou em sua vida.
Eis aqui como se define o gênio na biografia "Sou Francisco":
“Fora isso, sou o que sou: palmeirense, vascaíno, ariano, cearense, maranguapense, tímido, razoável pintor, bom ator, mau perdedor, humorista, poeta, letrista, contista, romancista, bom contador de histórias, bom filho, bom pai, irmão regular, bom sujeito, peemedebista, cardíaco, trabalhador, ótimo profissional, péssimo amigo, telespectador assíduo, amante de todos os esportes, comentarista da Rádio Tupi, reconhecido aos muitos que me ajudaram, sem rancor, melhor ex-marido do que marido, enfim... sou Francisco.”
Na entrevista, Chico afirmou que se encantou pelo Palestra Itália - que depois passaria a ser o Palmeiras - em 1938, quando seu pai era presidente do Ceará e convidou o clube paulista para jogar em Fortaleza. O Palestra Itália venceu todas as partidas e conquistou o Torneio de Fortaleza.
Biografia
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, no Ceará, em 1931. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 8 anos com a mãe e três irmãos, depois que a empresa de ônibus de seu pai pegou fogo. O pai ficou na cidade natal para tentar refazer a vida.
Sua vida humorística começou na Rádio Guanabara, em meados dos anos 1940, quando ficou em segundo lugar nos testes promovidos pela emissora, ficando atrás apenas de Silvio Santos, atual dono do canal SBT, e passou a imitar vozes e atuar em programas de humor.
Mudou-se para a Rádio Mayrink Veiga, onde escrevia três programas semanais. Foi lá que nasceu a Escolinha do Professor Raymundo, um dos seus principais personagens que, segundo o próprio Chico, foi "o primeiro gol da minha vida".
Com o sucesso no rádio, o quadro do "professor" ganhou uma versão na televisão no fim dos anos 1950 e chegou à TV Globo na década de 1970, fazendo parte de outros programas. Após passar por várias adaptações, o quadro estreou como programa em 1990, e a Escolinha do Professor Raimundo abriu espaço para humoristas da velha guarda e ajudou a descobrir novos talentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário