Quino e sua incomparável Mafalda |
Um dos mais importantes artistas gráficos da história e criador de uma das personagens mais queridas das histórias em quadrinhos.
O artista gráfico Joaquín
Salvador Lavado, universalmente conhecido como Quino , faleceu aos 88 anos .
Alcançou a fama por seus quadrinhos e por sua personagem mundial mais
conhecida: a pequena Mafalda .
“Quino morreu. Todas as pessoas
boas do país e do mundo ficarão de luto por ele”, relatou o editor Daniel
Divinsky, que estava à frente das Ediciones La Flor.
Filho de imigrantes andaluzes, Joaquín Salvador Lavado nasceu na cidade de Mendoza em 17 de julho (embora os registros oficiais indiquem que ele nasceu em 17 de agosto). Desde seu nascimento ele foi chamado de Quino para distingui-lo de seu tio Joaquín Tejón , pintor e designer gráfico.
Aos treze anos se matriculou na
Escola de Belas Artes, mas em 1949 abandonou essa carreira “cansado de desenhar
ânforas e gessos”. Desde então iniciou sua carreira como cartunista e humorista
e aos 18 anos mudou-se para Buenos Aires. Em 1954 ele publicou sua primeira
tira no semanário “This is”.
Em 1963 surge o seu primeiro
livro de humor, “Mundo Quino” e em 1964 a revista Primera Plana apresenta a
banda desenhada Mafalda na sociedade. A menina de ideias progressistas e seus
amigos tornaram-se um símbolo dos anos 60 na Argentina e sua fama alcançou todo
o mundo ibero-americano.
Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios como a Ordem Oficial da Legião de Honra, a mais importante homenagem que o governo francês concede a um estrangeiro. Em 2014 recebeu na Espanha o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades e inaugurou a 40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires.
Em uma extensa entrevista que
concedeu ao jornal Página12 em 2004, Quino explicou sobre o que são suas tiras
e por que continuou desenhando: “Sobre a relação entre os fracos e os
poderosos. Isso sempre me assombrou. Essa sensação de impotência que eles têm.
os pobres contra os ricos, os recados contra os mestres, sei lá, às vezes acho
que devia parar de desenhar um pouco, para não sentir angústia nem medo de me
repetir. Mas quando penso que vou abrir o jornal e meus desenhos não vão mais
lá, me dá mais angústia e eu continuo desenhando. Ele é como aquele chefe de
estação que se aposenta, mas volta todos os dias para ver se os trens estão no
horário. Não imagino ficar esperando os trens passarem. Além disso, na minha
profissão não há trens. “
Fonte: Pagina12
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