Novas cédulas são produzidas com recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos; outra mudança importante são os tamanhos diferenciados por denominação
O Banco Central do Brasil (BCB) lançou, na última segunda-feira (29), as novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, da Segunda Família do Real. As notas, que têm projeto desenvolvido pelo BCB em conjunto com a Casa da Moeda do Brasil, são produzidas com novos equipamentos e insumos que permitem a impressão de qualidade superior, desenhos mais complexos, recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos, o que agrega mais segurança.
As notas entrarão em circulação por meio dos bancos comerciais e dos caixas automáticos e conviverão em circulação com as notas da Primeira Família do Real, que continuarão valendo e serão substituídas aos poucos, à medida que forem sofrendo o seu desgaste natural.
Outra mudança importante são os tamanhos diferenciados por denominação. Isto garante a acessibilidade das pessoas com deficiência visual ao dinheiro brasileiro, oferecendo um recurso confiável para o reconhecimento e diferenciação das notas, além de inibir a tentativa de falsificação por lavagem química. As cédulas também sofreram tratamento para aumento da vida útil.
Banco Central do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário