Aves já tinham sido vistas em 2013, no mesmo lugar, pelo
especialista. Segundo ele, a migração desses animais em casal é bastante
raro.
Fêmea do falcão observa o biólogo, enquanto repousa na antena, em Maringá (Foto: Willian Menq/VC no G1) |
O biólogo Willian Menq registrou a fidelidade de um casal de falcões peregrinos, vindos dosEstados Unidos para Maringá, no norte do Paraná, segundo ele próprio. Ele afirma que já havia visto o casal de aves no mesmo local, em 2013.
As aves viajam mais de 20 mil quilômetros juntos, todos os anos, e se acomodam sempre em uma antena, na Avenida Colombo, que corta o município. As viagens duram cerca de 30 dias, conta o especialista.
"O mais interessante é ver que vieram em casal. São pouquíssimos os casais em migração que são vistos. Antigamente, quando a população da espécie era menor, não se sabia se eles permaneciam juntos. Esse de Maringá até pernoitam juntos, mostrando o quanto são fiéis um ao outro, mesmo fora da época reprodutiva", explica o biólogo.
Os falcões peregrinos são considerados os mais rápidos seres vivos, já que atingem cerca de 280 quilômetros por hora em um voo de caça. Eles são importantes para as cidades, porque se alimentam de pombos, em geral, controlando a população urbana desses animais.
É difícil, no entanto, encontrar quem reconheça a ave americana no dia a dia. "Muitas pessoas abrem suas portas todos os dias e dão de cara com uma ave dessas, mas acabam nem percebendo que existe um animal tão importante ali, bem próximo a elas. Muitos acham que esses falcões só existem nos Estados Unidos ou na Europa. É interessante ver esses falcões e a fidelidade deles por aqui".
Nenhum comentário:
Postar um comentário