Em virtude do denominado Outubro Rosa, mês internacionalmente dedicado aos cuidados requeridos no combate e prevenção ao câncer, tive na noite de hoje a oportunidade de assistir a uma palestra que se deu no anfi-teatro municipal Avelino Colla em Nova Londrina.
A palestra foi ministrada pela Dra. Marjorie Carvalho, que na ocasião, discorreu sobre os cuidados a serem tomados na luta renhida contra o câncer de mama, uma doença ainda cheia de tabus quando relacionada a participação da sociedade em seu combate e prevenção e pela qual apenas 20% da população feminina busca os cuidados necessários de auto-exame, prevenção, diagnosticação e tratamento da doença.
Em noite de casa cheia, e como era de se esperar com maciça participação das mulheres, os espectadores puderam sanar dúvidas e ter ciência dos cuidados contra este tipo de cancêr que se não cuidado no início, leva fatalmente a pessoa acometida à morte.
Houve ainda sorteio de brindes para as pessoas presentes e logo após, foi cedida a oportunidade onde o público pode dar depoimentos sobre o tema, ocasião em que fez uso da palavra, Sandra Regina Souza, que emocionou a todos ao relatar sua experiência quando há dez anos, foi diagnosticada com câncer, Sandra externou toda sua emoção, apoio e experiência com relação a esta doença que por mais cruel, não é invencível se encarada com fé, coragem e determinação. Sandra incentivou ainda que os que lutam contra o câncer, precisam ter a consciência que não se deve dar margem ao desânimo e que a luta deve ser rigorosa, pois existe chances de vitória, tendo como prova, sua presença ali, para relatar o seu histórico e comomorar esta importante conquista.
Vale parabenizar a iniciativa da equipe organizadora, por parte da secretaria de educação e outros seguimentos do governo municipal que fizeram acontecer este evento educativo e que tem trabalhado com determinação neste Outrubo Rosa para que haja a conscientização popular de que a prevenção é a arma mais eficaz na luta contra o câncer.
A todos os envolvidos neste trabalho, parabéns.
Nenhum comentário:
Postar um comentário