"CAIPIRA PICANDO FUMO - Almeida Júnior - 1883
A imagem é de um homem, com pés descalços, a porta da casa
fazendo seus cigarros de palha. É o tempo do ócio, do descanso merecido após o
duro trabalho diário.
A proximidade do objeto retratado e sua centralização na
tela conferem ao expectador uma condição ímpar de atuante do ato praticado,
verdadeiro cúmplice do fazer cotidiano.
A moradia do caipira, com a porta entreaberta é um ponto a
ser valorizado, deixando ao observador a curiosidade de buscar saber como seria
o interior não revelado de uma casa em más condições de preservação." (UNOPAR - Museu de imagens)
Almeida Júnior:
O artista plástico paulista José Ferraz de Almeida Júnior (1850/1899) fez opção por uma abordagem inovadora nas artes plásticas brasileira: retratar o homem comum em seu cotidiano, mais precisamente o homem do interior; sendo considerado o primeiro a fazer esta opção. Em sua formação acadêmica, após sair de Itu, consta estudos na cidade do Rio de Janeiro (Academia Imperial de Belas Artes) onde foi aluno de Victor Meirelles; aprofundou os estudos em Paris (Ècole de Beaux Arts), graças a uma bolsa de estudos concedida por D. Pedro II, onde foi aluno de Alexandre Cabanel.
Almeida Júnior:
O artista plástico paulista José Ferraz de Almeida Júnior (1850/1899) fez opção por uma abordagem inovadora nas artes plásticas brasileira: retratar o homem comum em seu cotidiano, mais precisamente o homem do interior; sendo considerado o primeiro a fazer esta opção. Em sua formação acadêmica, após sair de Itu, consta estudos na cidade do Rio de Janeiro (Academia Imperial de Belas Artes) onde foi aluno de Victor Meirelles; aprofundou os estudos em Paris (Ècole de Beaux Arts), graças a uma bolsa de estudos concedida por D. Pedro II, onde foi aluno de Alexandre Cabanel.
Almeida Junior foi o grande responsável por construir a
imagem do homem interiorano do Estado de São Paulo, com valorização do caipira
e de seus hábitos.
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