Com o término da corrida presidencial, as informações sobre
as verdadeiras táticas de campanha da oposição começam a pipocar em todos os
jornais. De acordo com matéria publicada no site da Folha de S. Paulo nesta
quinta-feira (30), Adriano SIlvoni, dono do Instituto Veritá, e Leonardo de
Assis, estatístico responsável pela pesquisa, informaram que os levantamentos
divulgados durante os programas do tucano foram utilizados de maneira enganosa
pela campanha de Aécio Neves (PSDB).
As práticas enganosas usadas pelo marketing da campanha do
candidato Aécio Neves, que manipulou os resultados de uma das últimas pesquisas
promovidas pelo Instituto Veritá para a preferência do eleitorado em Minas
Gerais, foram denunciadas à imprensa quatro dias após as eleições do segundo
turno, ocorrida no último domingo (26).
Os dados, coletados ainda no final do primeiro turno, que
apontariam Aécio à frente de Dilma em Minas Gerais por 57% a 43%, mostram
apenas a coleta de 561 questionários no estado mineiro, e portanto não são
representativos. Tais questionários foram utilizados peo Instituto para compor
a amostra total de eleitores do Brasil, e não apenas em Minas, como amplamente
alardeado.
Mesmo alertados, os marketeiros seguiram em frente com a
divulgação durante os programas do candidato de rádio, TV e conteúdo online,
creditando a pesquisa ao jornal Hoje em Dia.
É de se pensar: por que estas informações estão sendo dadas
apenas hoje? Quais seriam os interesses por trás de notícias como estas que não
foram divulgadas pela grande mídia durante as eleições?
Aécio Neves não conseguiu superar Dilma Rousseff no próprio
berço político. Em Minas, Dilma obteve 52,41% e Aécio ficou com 47,59%. A
diferença entre eles foi de pouco mais de 500 mil votos.
Com informações do Muda Mais
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