Dia 17 de abril de 2016 não só foi o dia de uma das decisões
mais importantes para o cenário político brasileiro, desde a redemocratização,
como foi um dia de decepções para determinados grupos sociais. O deputado
Tiririca (PR/SP) decepcionou os profissionais do circo, Sérgio Reis (PRB/SP)
foi descoberto como deputado (ironia), Wlad Costa (Solidariedade/PA) foi
indicado como o deputado mais faltoso do Congresso Nacional, Jean Willys
(PSOL/RJ) provocou a ira da direita e o frisson nos aliados após direcionar (e
errar!) um cuspe a Jair Bolsonaro (PSC/RJ) que o vinha provocando há algum
tempo, entre outras cenas.
De acordo com a jornalista Flávia Oliveira, no último pleito
nacional foram eleitas apenas 10 mulheres negras entre os 513 parlamentares. Ou
seja, a nós, mulheres negras, cabe pouquíssima representatividade no cenário
político nacional. Temos menos de 1% de representatividade entre deputadas e
deputados federais eleitos, ainda que a população negra seja mais de 50% dos
190 milhões de brasileiros. Ainda assim, mesmo sendo apenas 10 mulheres negras,
são todas diferentes umas das outras, inclusive as que são de mesmo partido.
Logo, os votos pelo impeachment de Dilma também tiveram motivações diferentes.
De 513 deputados federais, foram 367 votos a favor do
impeachment. A suprema maioria desses votos é de homens brancos, de classe
média/ricos e muitos estão no 3º, 4º, 5º mandato, isto é, estão deputados há
pelo menos 12 anos. De acordo com o site nexojornal.com.br, o centro-oeste, o
sul e o sudeste, respectivamente, foram as regiões cujos deputados votaram
majoritariamente pelo impeachment. Entre as bancadas temáticas, todas votaram
majoritariamente pela saída de Dilma, incluindo a bancada de Direitos Humanos e
das Mulheres. Mais de 50%, das 51 deputadas, votou a favor do impeachment,
inclusive duas das 10 deputadas negras, ambas do Partido Republicano Brasileiro
(PRB), que votou 100% a favor da cassação do mandato da presidenta. A deputada
Eronildes Vasconcelos Carvalho, Tia Eron (PRB/BA), foi uma dessas pessoas.
Em seu discurso Eron declarou: “Eu sou a voz da mulher negra
e da mulher nordestina, que não quer mais a migalha do Governo Federal porque
tem dignidade para trabalhar e para vencer, (…) eu sou a voz dos jovens, das
crianças da minha Salvador (…)”. Imediatamente no meu feed do Facebook surgiram
várias manifestações de mulheres negras declarando que não são representadas
pela deputada Eron. Professoras, estudantes, donas de casa, artistas, ativistas
ou não, do Brasil inteiro, dizendo que Eron falasse por si, não generalizasse a
voz da mulher negra ou nos reduzisse à sua pessoa. Mas muito provavelmente ela
represente sim uma parcela de mulheres negras e de mulheres nordestinas,
gostemos ou não. A grave falácia no discurso de Eron é falar em nome das
mulheres negras, especialmente das mulheres negras nordestinas. Afinal, somos
mais de 48 milhões de mulheres negras no Brasil, de acordo com o censo de 2010.
Não somos todas iguais apenas por sermos mulheres negras. A própria Eron ocupa
um espaço político predominantemente masculino e branco e, mesmo que ela não
tenha a oportunidade de disputar poder nesse espaço, ocupá-lo já nos
diferencia. Discursos generalistas como o de Eron desconsidera algo de supra
importância para nós: as intersecções de nossas subjetividades enquanto
mulheres negras. É preciso cautela, ciência, compreensão de que não somos todas
iguais e que colocar nossas identidades e nossas culturas sob o mesmo rótulo é
reproduzir o mesmo discurso racista dos traficantes que sequestraram povos
africanos para as Américas e que nos reduziram ao biológico.
O voto de Eron agradou uns, desagradou outros. Quando
resolvi escrever sobre ela, foi em função de um print feito de um comentário na
página de Eron e que tem circulado no Facebook e no Twitter. O texto do print
diz:
“TIA ERON, VOCÊ É NEGRA, PORÉM, BONITA E INTELIGENTE. VOTOU
COMO UMA VERDADEIRA PATRIOTA PELO IMPEACHMENT DA DILMA”.
O comentário é de um homem branco que aparenta entre 50 e 60
anos, advogado, de Mato Grosso do Sul e pelo seu perfil no Facebook é possível
perceber que ele é declaradamente a favor do novo golpe. Resolvi escrever sobre
a dimensão do discurso racista que está embutido no comentário desse “senhor de
bem”, sobre os conceitos de beleza e inteligência e o lugar da mulher negra
nessas categorias, mas antes fui analisar outros comentários na página de Eron.
Minha hipótese era de que havia outros comentários “elogiosos” como esse vindo
de outras pessoas brancas. Mas ao me deparar com os demais comentários, fiquei
espantada com as altas doses de machismo e racismo despejados em Eron. Algumas
vezes em forma de falsos elogios, mas outras tantas, de forma explícita,
proposital e inconsequente, com o único objetivo de desqualificá-la enquanto mulher
negra.
A direita racista agradece e elogia esta mulher “negra,
porém, bonita e inteligente” (sic), uma espécie de racismo cordial dentro da
hierarquia racial no Brasil. Como afirma o sociólogo Ronaldo Sales Jr (2006,
p.230), essa cordialidade é algo como uma “tolerância com reservas”, que
diminui a tensão racial. Mas essa mesma cordialidade não se aplica a “negros
impertinentes”. Ou seja, Eron é “digna” de um elogio, apesar de ser negra, pois
ser bonita e ser inteligente não são atributos pertencentes às mulheres negras.
A beleza das mulheres negras, quando destacada, é quase sempre de cunho sexual,
o corpo da mulher negra tem sido socializado para servir basicamente de duas
formas: ao trabalho braçal e ao sexo farto. É a dupla imagem da mulher negra:
mulata e doméstica, afirma Lélia Gonzalez (1984, p. 224). São as eternas
violências à autoestima de mulheres negras.
Mas engana-se quem pensa que foram apenas os comentários da
direita racista que lotaram a página da deputada Eron. A quantidade de
comentários de pessoas de esquerda criticando o voto de Eron com o uso de
xingamentos, é enorme. A esquerda branca racista não contemplada por Eron
abandona a cordialidade racista e parte para agressões, mas a cordialidade é
mantida com Benedita da Silva por ter votado a favor do governo de Dilma. E se
Benedita tivesse rompido com o PT e votado pelo impeachment? Haveria
cordialidade? As duplas violências destinadas a mulheres negras só reforçam a
inescrupulosa hierarquia racial existente no Brasil, na qual a gente preta ainda
é vista pela branquidade com subalternidade e, que, desprovida de identidades e
subjetividades próprias, acata a ordem do senhor escravocrata.
Recentemente Djamila Ribeiro publicou um texto no qual
compara o “outro absoluto” sobre ser mulher nas obras de Grada Kilomba e Simone
de Beauvoir. No texto, Djamila afirma que para Grada Kilomba “o olhar tanto de
homens brancos e negros e mulheres brancas confinaria a mulher negra num local
de subalternidade muito mais difícil de ser ultrapassado” (RIBEIRO, 2016). Dessa
forma, referir-se a Eron com expressões como: “neguinha vendida”, “negra
horrorosa”, “louca”, “maluca”, “preta colonizada q lambe cu de branco”, são
violências e agressões tão racistas e sexistas que reforçam cada vez mais que a
condição das mulheres negras é de um outro absoluto, solidificado na
subalternidade, que não pode ser sujeito de sua própria fala, muito menos a
mulher negra que causa desconforto, seja à direita ou à esquerda. Foram 367
votos a favor do impeachment, por que não fazer a mesma cobrança feroz à
branquidade racista, que quer a redução da maioridade penal e permanente
criminalização da mulher? Por que não se cobra que os herdeiros da casa grande
superem sua tradição escravocrata? A branquidade racista, seja de direita ou de
esquerda, mantém seu predomínio e seus privilégios em relação aos demais povos
no Brasil.
A maioria das mulheres negras que eu conheço não está
contemplada na fala de Eron, mas eu nem conheço 20% das mulheres negras no
Brasil. Eu concordo com o posicionamento político de Eron? Nenhum pouco. Não
vejo como suas alianças podem nos favorecer. Minha compreensão de luta
antirracista inclui lutar para que o povo negro não sofra mais um golpe. E isso
inclui pensar na vida da juventude negra e pobre e não apoiar a redução da
maioridade penal, pensar na vida de mulheres negras e pobres e apoiar a
legalização do aborto, não permitir que mulheres estupradas sejam duplamente
violentadas. E isso exige um trabalho árduo de denúncias, busca pelo
empoderamento, cruzar estatísticas, projetos, planos e lutas por políticas
públicas que diminuam as sequelas de quase 400 anos de escravidão nesse país.
Mas mesmo com todas as nossas divergências políticas, jamais estarei conivente
com as abordagens racistas e sexistas em relação a Eron ou a qualquer mulher
negra.
Referências bibliográficas
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira.
In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244.
RIBEIRO, Djamila. A categoria do Outro: o olhar de Beauvoir
e Grada Kilomba sobre ser mulher. São Paulo: Blog da Boitempo, 2016. Disponível
em
Acessado em 19 Abril 2016
OLIVEIRA, Flávia. Câmara só terá dez deputadas negras. Rio
de Janeiro: Blog O Globo, 2014. Disponível em <
http://blogs.oglobo.globo.com/flavia-oliveira/post/camara-so-tera-dez-deputadas-negras-551968.html
>
SALES JR, Ronaldo. Democracia racial: o não-dito racista.
In: Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2, 2006, p. 229-25.
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