O Facebook organiza nesta semana, nos EUA, uma conferência
intitulada F8, voltada para desenvolvedores. Na palestra de abertura, o CEO e
fundador da rede social, Mark Zuckerberg, declarou que os óculos serão a
próxima grande plataforma de computação. Agora, a empresa acha que sabe quando
isso vai acontecer.
A previsão é de Michael Abrash, pesquisador-chefe da Oculus
- empresa que desenvolve o visor de realidade virtual Rift e que pertence ao
Facebook. Segundo ele, 2022 pode ser o ano em que óculos de realidade aumentada
começarão a substituir o smartphone para se tornarem o novo gadget
indispensável na vida das pessoas.
"Apesar de toda a atenção focada am realidade aumentada
hoje, serão cinco anos, no máximo, até que estejamos realmente no início de uma
rampa que vai espalhar a realidade aumentada baseada em óculos para todo
lugar", disse Abrash durante uma palestra na F8, realizada nesta
quinta-feira, 20, de acordo com o site Business Insider.
Daqui cinco anos, segundo o pesquisador, os óculos de
realidade aumentada terão seu "momento Macintosh". Abrash usa o termo
para se referir a 1984, ano em que a Apple lançou o Mac original. Ele é
reconhecido até hoje por ter sido o primeiro computador doméstico equipado com
uma interface gráfica orientada pelo usuário - e que mais tarde serviria de
inspiração para a criação do Windows.
"Mesmo quando nós chegarmos a essa rampa, levarão alguns
anos até que seja descoberto todo o potencial da realidade aumentada",
acrescentou Abrash, "assim como levou-se décadas até que a computação
orientada amadurecesse e alcançasse bilhões de pessoas".
O cientista do Facebook prevê ainda que "em 20 ou 30 anos,
em vez de carregarmos smartphones estilosos para todo lugar, nós estaremos
usando óculos estilosos". Esses dispositivos, segundo Abrash, "vão
oferecer realidade aumentada, realidade virtual e tudo o que há entre os dois,
e vamos usá-los o dia todo".
A previsão do Facebook pode até parecer otimista demais, mas
vale lembrar que a tecnologia de que Zuckerberg e Abrash tanto falam já existe
no mundo atual - ainda que em estágio quase embrionário. O melhor exemplo é o
HoloLens, visor produzido pela Microsoft que sobrepõe a vista do usuário com
imagens tridimensionais.
A ideia por trás do HoloLens é que você possa usá-lo não só
para jogos, mas para fazer de tudo o que seria possível apenas em um PC, no
celular ou tablet. O problema é que o dispositivo ainda está longe de chegar
aos consumidores (está disponível apenas para desenvolvedores, por enquanto) e
ainda tem alguns obstáculos de usabilidade para superar, como o campo de visão
limitado e, é claro, o tamanho pouco convidativo do hardware.
Há também o exemplo do Google Glass, que acabou caindo no
esquecimento devido ao preço, limitações e questionamentos sobre sua segurança
e condições de privacidade. Resta saber se a visão de futuro do Facebook vai
mesmo virar realidade, e se a previsão de cinco anos para um novo "momento
Macintosh" na indústria da tecnologia vai se concretizar - e ainda quem
será a responsável por mais essa revolução.
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