Em segundo lugar está a fabricante do iPhone, Apple, com US$
76,568 bilhões; ao todo entre as dez primeiras colocadas, cinco são do setor de
tecnologia
As marcas mais valiosas do mundo estão no setor de
tecnologia. Cinco das dez primeiras posições no ranking elaborado pela
consultoria Interbrand foram ocupadas por empresas do setor, porém o primeiro
lugar ficou com a Coca-Cola. A marca apresentou uma valorização de 8% em
relação ao ano passado, alcançando US$ 77,839 bilhões.
Não muito longe desse valor, está a Apple, com valorização
de 129%, a marca é considerada a segunda mais valiosa com seus US$ 76,568
bilhões. Além da Apple, entre os dez primeiros estão a Google (4.º lugar, com
US$ 69,726 bilhões), a Microsoft (5.º, com US$ 57,853 bilhões), a Intel (8.º,
com US$ 39,385 bilhões) e a Samsung (9.º, com US$ 32,893 bilhões).
Em terceiro lugar ficou a IBM com valorização de 8% e valor
estimado em US$ 75,532 bilhões. Seria mais uma marca do setor tecnológico,
porém a Interbrand considera que a empresa atua no setor de Serviços e
Negócios. Completam a lista das dez principais a GE (6º lugar, com US$ 43,682
bilhões), o McDonald’s (7º lugar, com US$ 40,062 bilhões) e a Toyota (10º
lugar, com US$ 30,280 bilhões).
Segundo a consultoria, as marcas de tecnologia são as que
apresentam os maiores ritmos de crescimento nos últimos anos. As quatro maiores
valorizações em relação ao ano passado são do setor, a Apple com 129%, a Amazon
com 46%, a Samsung com 40% e a Oracle com 28%.
O setor automotivo também está bem colocado, depois da
Toyota, a marcas alemãs Mercedes-Benz (avaliada em US$30,097 bilhões) e BMW
(US$ 29,052 bilhões) ficaram em 11º e 12º lugar, respectivamente. O mesmo não
ocorreu com as marcas de serviços financeiros, pois além do impacto causado
pela crise econômica global, escândalos como da Libor mancharam a reputação de
marcas líderes no setor. A marca mais bem colocada da categoria é a American
Express em 24º lugar, com valor de US$ 15,702 bilhões.
Segundo a Interbrand, nenhuma empresa brasileira conseguiu
entrar para a lista das 100 mais valiosas marcas internacionais.
* Com Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário