sexta-feira, 10 de março de 2017

Enem 2017 será realizado em dois domingos

Mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação foram feitas com base em consulta pública.


BRASÍLIA - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. As mudanças foram anunciadas nesta quinta pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio.

No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.

Até o ano passado, o exame era realizado em um sábado e um domingo, no mesmo fim de semana, e a prova de redação era aplicada no segundo dia de exame. Com a mudança, no primeiro domingo, os estudantes terão 5 horas e meia de prova e, no segundo, 4 horas e meia.

Entre os beneficiados com a mudança dos dias das provas estão os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o sol de pôr para fazer as provas sábado à noite.

A partir deste ano, o exame não poderá ser usado para certificar o ensino médio. Dessa forma, a cerificação voltará a ser feita pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Para dar mais segurança ao processo, os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova.

As mudanças foram feitas com base em consulta pública realizada pelo Ministério da Educação.

Via – Diário do Noroeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...